LUZ MUDA O CLIMA
Ninguém tem dúvida dos benefícios do sol. A luz natural é recomendada para pelos médicos e também pelos decoradores. Dentro de casa, quanto mais melhor. E na prática, todos os ambientes podem ser adaptados para receber a claridade natural. Se a busca pela luz solar é planejada desde a construção a solução é simples: investir em fachadas envidraçadas, muitas janelas e muitas entradas. E se você procura por alternativas para ganhar espaços mais claros em uma obra concluída, não se preocupe, nós temos excelentes opções!
Ambientes com luz natural possuem um clima muito mais agradável e fazem até mesmo a decoração ficar muito mais bonita. Otimiza espaços, valoriza as cores e aproveita todos os cantinhos da casa. Tem como resistir ao poder desse elemento na decoração?
Cara nova aos ambientes com luz natural
A primeira saída é focar nas janelas, pisos e paredes. Para que a luz reflita e você tenha a sensação de um ambiente bastante iluminado é preciso que as paredes e o piso sejam de tonalidades claras.
Ainda em busca da claridade uma boa alternativa é inserir espelhos na decoração da casa. Além de refletir a luz, espalhando-a pelo cômodo, ele amplia as medidas do espaço. Uma decoração com poucos móveis e detalhes ajuda a iluminar o ambiente.
Se nenhuma dessas medidas for suficiente, há a opção de ampliar as janelas ou investir em uma iluminação zenital, na qual a luz entra na casa através de aberturas na cobertura. Outra coisa que ajuda a luz se espalhar é integrar ambientes. Quebrando as paredes e transformando a sala e a cozinha em um cômodo só, a luz irá se espalhar por todo o espaço.
Veja alguns projetos em que a luz natural faz toda a diferença:
[…] A luz faz tanta diferença na decoração, que aqueles que não conseguem trabalhar com a iluminação natural, investem em projetos elaborados de iluminação artificial. Isso porque, uma casa bem iluminada é sinônimo de frescor e charme. Além disso, no inverno os ambientes são aquecidos com a luz do sol e no verão agraciados com o ventinho frescante. Sem contar que, dependendo da paisagem que você tem à sua janela, não tem como não deixá-las fechadas. […]