O LAR DE UM CADEIRANTE

São muitos os desafios que um cadeirante enfrenta todos os dias. Desde a questão da mobilidade, passando dificuldades para usar o transporte público e se locomover pelas calçadas desestruturadas, até o preconceito. E muitas vezes, alguns desses problemas são enfrentados dentro de casa também. Para resolver essa questão e ter uma casa linda e acessível, pequenos truques decorativos podem ser colocados em prática. Confira as ideias que separamos!

Casa com acessibilidade

Casa com acessibilidade

O assunto não é novidade, e a arquiteta Juliana Santana desenvolveu um projeto muito charmoso e divertido para um cliente cadeirante durante a sua participação na Casa Cor Brasília de 2011. Muitas das ideias dela podem ser colocas em prática para deixar os ambientes mais acessíveis e confortáveis.

Casa com acessibilidade

Antes de se preocupar com a decoração, algumas questões de arquitetura devem ser avaliadas. Como por exemplo, o tamanho da estrutura e a largura das portas. O espaço deve ser suficiente para uma cadeira de rodas transitar sem dificuldade. Depois de resolvido isso é hora de escolher os móveis. Algumas dicas podem facilitar o dia a dia: a altura ideal para cama é a mesma da cadeira de rodas, as fechaduras das janelas devem ter uma altura máxima de 1,35m e o espaço de encaixe da escrivaninha deve ser do comprimento da cadeira.

Agora é hora de decorar! As cores escolhidas para a parede podem ser tons neutros, possibilitando uma brincadeira de tonalidades vibrantes nos objetos e roupas de cama. Para dar funcionalidade e praticidade ao ambiente, é possível inserir algumas prateleiras mais baixas nas paredes. Quadros e pôsteres também são capazes de dar charme à casa.

Para inspirar e tirar algumas ideias bem interessantes confira dois projetos de quartos pensados exclusivamente para moradores cadeirantes:

Gostou das ideias? Conta para gente nos comentários!