COR E CASA

Você sabe como escolher a cor da casa? A hora da mudança é sempre um momento de muitas dúvidas. A fachada funciona como a apresentação de uma residência e o primeiro traço da personalidade de seus moradores. Como a cor utilizada nela, tem a capacidade de destacar a arquitetura, a escolha desse item é muito importante.

Se você está pensando em um reformar a fachada da casa, talvez possa considerar investir em um nova pintura antes de se aventurar em uma obra. Isso porque, pintar a casa é a maneira mais fácil e eficaz de renovar o visual do imóvel. E o melhor: gastando muito pouco!

Como escolher a cor da casa

Como escolher a cor da casa

Porém, antes de escolher a cor que vai renovar a casa é preciso pesquisar sobre a qualidade dos materiais que vão ser usados. Caso contrário, a mudança se transforma em estresse e trabalho e dinheiro redobrado. Nesse caso é necessário optar por tintar e vernizes resistentes aos agentes externos, como a chuva, sol e o vento.

Como escolher a cor da casa

Quanto à cor, a dica é investir em uma tonalidade que combine com a sua personalidade, e se adeque as condições da casa. Por exemplo, se a sua casa recebe o sol durante a maior parte do dia, aposte em uma cor clara, para que ela não desbote com facilidade. Agora, se a sua rua é cheia de poeira, o melhor é escolher um tom escuro, para disfarçar a sujeira.

Por sofrer, constantemente, com as mudanças do tempo, a área externa da casa precisa receber uma tinta que se adeque à essas condições, garantindo a resistência e a durabilidade da pintura. Se você não sabe quais produtos são a melhor opção, você pode pedir ajuda para quem vai pintar, ou mesmo nas lojas de tintas.

Como escolher a cor da casa 2

Outra coisa que deve ser observada é a aplicação, se feita de maneira incorreta pode acabar não tendo um resultado final positivo. Nesse sentido, buscar a indicação de profissionais de confiança é fundamental para garantia de uma bom resultado.

Uma boa opção é a tinta látex acrílica, pais possui baixa toxidade e não polui o meio ambiente. Ela pode ser utilizada sobre a argamassa, a cerâmica, o gesso e outros materiais. Outra vantagem é a secagem rápida, pouco cheiro e a grande variedade de tonalidades para escolher. O uso da tinta mineral também é recomendado, apresentando as mesmas vantagens da tinta látex acrílica, porém com menos opções de cores e uma vida útil de 10 anos.

Como escolher a cor da casa 3

Em relação às cores não existem regras, porém podemos observar que algumas tendências surgem cada vez mais fortes. Como por exemplo, nos projetos modernos as cores mais indicadas são as tonalidades claras com mistura de outros materiais. O resultado é muito charmoso e valoriza as formas do imóvel. Agora, se a sua residência for em um estilo mais clássico, o ideal é apostar em dois tons da mesma cor para criar contraste na composição.

Depois de escolhida a cor, investir em um projeto de iluminação para destacar a nova pintura é uma ótima ideia. As luzes podem ser posicionadas no chão ou na própria estrutura da casa. Tudo vai depender do que você quer valorizar na arquitetura.

Dos tons mais clássicos até os projetos mais inusitados, a pintura funciona como um toque final na casa. Por isso, deve ser escolhida com muita calma. Para lhe inspirar um pouquinho, aqui vão algumas fachadas cheias de estilo. Dá só uma olhada:

Como escolher a cor da casa 3 Como escolher a cor da casa 4 Como escolher a cor da casa 5 Como escolher a cor da casa 6 Como escolher a cor da casa 7

Gostou das inspirações? Agora compartilha comigo nos comentários qual dessas fachadas combina mais com você e também qual é a cor eleita para estampar a sua casa!