Não importa a idade: decorar um quarto de menina é sempre um desafio. São tantos detalhes que devem ser pensados para que o ambiente seja confortável, prático e bonito que uma ajudinha cai muito bem, não é mesmo? Pensando nisso, hoje eu resolvi separar algumas dicas e inspirações para você que está pensando em montar um cantinho cheio de charme para a sua filha.

quarto de menina

Ideias e inspirações: quarto de menina

A decoração desse espaço deve levar em consideração os gostos pessoais da dona, sem abrir mão, é claro, de pequenos toques que o farão muito mais funcional e versátil. Afinal de contas, sejam elas bebês, crianças ou adolescentes, o crescimento é muito rápido e as ideias mudam a cada segundo.

FEMININO E COM PERSONALIDADE

Um quarto de menina precisa ser feminino e com personalidade. Mas também precisa estar pronto para acompanhar o seu crescimento e as suas mudanças. Para isso, independente do estilo, a primeira dica é investir em peças de mobiliário clássicas. Móveis brancos e com um design atemporal são os mais indicados para quem não quer trocar toda a decoração a cada ano.

quarto de menina 2

O mesmo vale para a cor das paredes. Mesmo que a sua filha seja uma apaixonada convicta pelo tom rosa, é legal trazer a tonalidade por meio de um papel de parede. Assim, fica fácil de remover e sempre que houver vontade ou necessidade é só trocar o revestimento e o quarto ganha cara nova.

DECORAÇÃO DE QUARTO DE MENINA

Foi-se o tempo em que um quarto feminino precisa ser rosinha ou roxinho. Hoje as decorações ganham tons muito mais modernos e visuais cheios de personalidade, para acompanhar essa geração de meninas de personalidade. Tonalidades de azul, verde, vermelho e amarelo são muito usadas para compor esses ambientes e quando contrastadas com o branco, conseguem deixar o espaço bastante original e delicado.

Quando o assunto é iluminação, é fundamental que o espaço conte com uma boa quantidade de luz natural. Para isso, invista em janelas grandes e cortinas em tecidos leves. Assim, o ambiente ganha um toque de conforto e não perde em luminosidade. Para um efeito mais charmoso, as luzes indiretas de pendentes e abajures são ótimas opções.

quarto de menina 3

Na hora de escolher os acessórios que irão compor o ambiente, sempre leve em consideração o gosto da dona do quarto. Quadros, almofadas, brinquedos e livros são os itens mais usados para a decoração dessa cômodo. Use a criatividade e monte um cantinho de identidade.

Também é muito importante investir em soluções de armazenamento de espaço. Nessa época, as meminas costumam ter muitas coisas para serem organizadas, por isso, não abra mão de caixas, estantes e armários para deixar a bagunça bem longe do quarto.

5 dicas para decorar um quarto de menina gastando pouco

Decorar esse ambiente pode custar mais caro do que você imagina, por isso, a dica é apostar em detalhes que fazem toda a diferença na composição e ainda garantem um visual cheio de charme. Quer saber como fazer isso? Aqui vai uma lista com 5 dicas infalíveis.

1. Menos é mais. As meninas estão cada vez com mais atitude e sabendo o que querem desde muito cedo. E se por um lado isso ajuda na hora de escolher a decoração ideal para elas, por outro, o desejo por mudanças acontece muito mais rápido. Nesse sentido, a dica é apostar em composições mais cleans, sem objetos decorativos extremamente caros.

2. Faça você mesmo. Existem milhares de projetos Do It Yourself que podem ser colocados em prática com a ajuda da sua filha. Usando tecido, adesivos e papéis, o quarto ganha personalidade e um toque de originalidade.

3. Iluminação. A iluminação é fundamental na decoração de qualquer ambiente, e não poderia ser diferente em um quarto de menina. Mais do que espalhar luminosidade para todos os cantos, aposte nas luminárias e lustres para decorar o espaço. Modelos coloridos e bem chamativos estão liberados.

4. Papel de parede. Dos estampados até os temáticos, o papel de parede é uma alternativa simples e barata para sair da mesmice na hora de decorar o cômodo. É só escolher o desenho e a parede e se divertir com o efeito.

quarto de menina 4

5. Beliches. E se você tem a missão de decorar um quarto para duas meninas – ou mais – o beliche é um móvel que não pode faltar. Eles são práticos e economizam espaço, deixando a composição muito mais charmosa e otimizada.

Agora que você já sabe como decorar um quarto de menina dos sonhos, é hora de conferir algumas inspirações:

quarto de menina 12 quarto de menina 5 quarto de menina 6 quarto de menina 7 quarto de menina 8 quarto de menina 9 quarto de menina 11 quarto de menina 13 quarto de menina 14 quarto de menina 15

E então, gostou das ideias? Me conta aqui nos comentários o que não pode faltar nesse ambiente. E depois, corre lá no Facebook compartilhar o conteúdo com os seus amigos.