Você sabe como escolher o sofá ideal para decorar sua sala de estar? Pode até parecer uma missão simples definir o modelo e a cor do móvel, mas é importante levar outros detalhes em consideração na hora de efetuar a compra. Caso contrário, a peça pode acabar comprometendo toda a composição do ambiente – tanto no que diz respeito à estética como em relação ao espaço de circulação que você tem disponível em casa.

Como escolher o sofá

Como escolher o sofá

Para que o sofá seja um aliado da sua decoração, no post de hoje eu separei algumas dicas bem básicas para você aprender como escolher o sofá que combine melhor com o estilo da sua sala e também com as suas necessidade. E de quebra, você ainda pode dar uma espiadinha em alguns modelos cheios de charme e originalidade. Vamos conferir juntos?

SOFÁ NA DECORAÇÃO

Na sala, o sofá é a peça mais importante, tanto para a decoração como para o conforto. Além disso, ele é o móvel mais usado no dia a dia, seja para relaxar com a família, assistir televisão ou simplesmente ler um bom. E é por isso que a sua escolha é tão importante para o funcionamento do ambiente. Independente do estilo do ambiente e das necessidades que a peça precisa atender, sempre é preciso escolhê-lo com cuidado para evitar arrependimentos.

Como escolher o sofá 2

Para ter uma sala de estar que proporcione aconchego, acomode todo mundo e ainda contribua para o visual do ambiente, o sofá precisa ser muito bem escolhido. Para não errar é necessário analisar vários fatores. A boa notícia é que não existem muitos segredos para isso e o mercado oferece uma grande variedade de modelos e opções para atender todas as suas expectativas.

COMO ESCOLHER O SOFÁ

O sofá é uma peça chave e tem um apelo estético muito grande na decoração. E por isso, o primeiro fator que influencia uma boa escolha é o tamanho. A peça precisa condizer com as medidas da sua sala, caso contrário a circulação fica comprometida e a decoração fica com um visual muito carregado. Para um espaço adequado, é necessário deixar pelo menos 70 cm em volta do móvel.

A escolha do tamanho ideal em relação as medidas da sala de estar também são fundamentais para criar a sensação de que o ambiente é bastante amplo e planejado. Por isso, muitas vezes, é muito mais vantajoso abrir mão de um sofá bem grande em prol de uma composição final mais harmoniosa.

Depois é hora de pensar no conforto, o seu sofá precisa ter encosto e assento firmes e macios na medida. Quando for comprar não tenha medo de experimentar e se jogar no sofá. Principalmente se você tiver a intenção de assistir muitos filmes com a família e passar um bom tempo em cima do móvel. Existem modelos retráteis que são perfeitos para os ambientes menores, uma vez que não ocupam muito espaço, mas sempre que necessário são capazes de acomodar muito bem todo mundo.

Como escolher o sofá 3

Outro detalhe que merece atenção é o tecido. Ele precisa ser fácil de higienizar e de manter limpo, para deixar a sua rotina mais prática. Quem tem criança e animais de estimação em casa deve investir em tons mais escuros. O couro e couro sintético são os modelos mais fáceis de limpar, porém não oferecem tanto conforto quanto os modelos feitos em tecidos mais macios.

E depois que o sofá já estiver comprado e instalado invista em detalhes. Coloque almofadas coloridas ou mantas para proteger e deixar o móvel muito mais charmoso. Valorizar o móvel é uma excelente forma de maximizar seu potencial decorativo.

Como escolher o sofá 4 Como escolher o sofá 5 Como escolher o sofá 6 Como escolher o sofá 7 Como escolher o sofá 8 Como escolher o sofá 9 Como escolher o sofá 10

Aprendeu como escolher o sofá ideal para a sua sala de estar? Conta para mim aqui nos comentários qual é o modelo que mais combina com o seu estilo. Vou adorar saber!

O segredo para decorar bem? 🙂
Decore com Amor!
Assine e receba GRATUITAMENTE as melhores dicas de decoração!