Existem inúmeras formas de reaproveitar o papelão. Do detalhe decorativo, até ao móvel – para aqueles que adoram se aventurar em projetos de “faça você mesmo”. O que todas as criações têm em comum são o cuidado com o meio ambiente e o charme do resultado final. Sem contar que um novo objeto completamente personalizado faz toda a diferença na decoração, não é mesmo?

decoracao

3 ideias para reaproveitar o papelão

Para provar que é possível ter uma composição tem bom gosto reciclando alguns materiais, eu separei três ideias para reaproveitar o papelão e deixar a sua casa mais bonita e funcional. São três projetos criativos e muito simples de fazer – tão fáceis, que até quem nunca brincou com a reutilização de materiais vai poder investir na criação.

PAPELÃO PARA DECORAR

A decoração e reciclagem são dois assuntos que constantemente se esbarram. É possível decorar e contribuir com o meio ambiente? A resposta é sim. Com alguns projetinhos bem fáceis, dá para deixar a casa mais bonita, reaproveitar materiais e dar novas funções aquilo que ocuparia um grande espaço no lixo. Se você quer saber mais algumas ideias sobre como aliar essas duas áreas, não deixe de conferir o post: Decoração e reciclagem.

O papelão é um material que oferece muitas possibilidades para quem deseja criar novos projetos, além de ser muito fácil de trabalhar e perfeito para quem quer começar a brincar de “faça você mesmo”. Com ele surgem novos objetos e composições com muita personalidade. Basta usar a criatividade para funcionar, brincar com as cores e aproveitar todas vantagens desse material acessível e versátil. Tem papelão em casa? Então, vamos criar um pouquinho!

3 IDEIAS PARA REAPROVEITAR O PAPELÃO

Ideia número 1: Luminária de papelão 

Já pensou ter um lustre de presença e com muito charme decorando a sua sala de jantar? Melhor ainda só se não precisar gastar quase nada para tê-lo, não é mesmo? Para isso, você vai precisar de: pedaços de papelão, fita métrica, cola quente e tinta spray. O primeiro passo consiste na escolha do formato da sua luminária. No caso da foto abaixo, o pentágono foi escolhido. Depois disso, basta recortar uma base e várias faixas no mesmo tamanho, até ficar da altura desejada. A cola quente é usada para fixar o papelão e a tinta spray dá cor ao projeto.

decoracao 3

 

Em alguns minutos você monta a sua luminária e pode usá-la para decorar qualquer ambiente da casa. O efeito da luz saindo pelas partes abertas da peça, deixa a decoração muito mais charmosa e com um toque aconchegante.

Ideia número 2: Caminha para o gato

Essa ideia é para quem bichinho de estimação em casa e quer oferecer um espaço confortável para ele descansar. Gatos costumam adorar locais fechados, pois sentem-se acolhidos e protegidos. Por isso, a caixa de papelão pode ser uma cama e tanto para os felinos. Se você tem mais que um pode até mesmo unir as caminhas com cola quente.

decoracao 4

O projeto é muito simples: Basta colar todas as extremidades da caixa, fazer um recorte no formato desejado e colocar uma almofada bem confortável na parte inferior. Para um caminha inda mais personalizada, você pode pintar o papelão ou revestir com algum tecido. Use a criatividade e deixe o espaço do gatinho muito mais bonito.

Ideia número 3: Divisórias de gavetas

Quem nunca sofreu com a bagunça nas gavetas? Esse projeto é muito simples e é perfeito para organizar objetos pequenos dentro dos armários. Basta recortar algumas faixas de papelão na altura da gaveta e alguns quadrados para completar os espaços. O tamanho pode variar e para deixar tudo mais bonito, você pode colorir as divisórias.

decoracao 5

 E então, o que você achou das ideias para reaproveitar o papelão? Me conta aqui nos comentários qual é a sua preferida e também se você tem uma outra forma de inserir o material na decoração. Reciclar é sempre uma atitude muito bem vinda, que não faz bem apenas ao meio ambiente, como também a nossa casa.

O segredo para decorar bem? 🙂
Decore com Amor!
Assine e receba GRATUITAMENTE as melhores dicas de decoração!